sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vencedores do III Concurso de Redação e I de Fotografia do Município do Jaboatão dos Guararapes.



Fim de espera para os participantes do III Concurso de Redação  e I de Fotografia do Município do Jaboatão dos Guararapes sobre Gênero do Jaboatão dos Guararapes. Com o tema "Mulher, Negra, Jaboatanense; Retrato de Superação", o evento teve como objetivo incentivar estudantes da rede municipal, participantes do Pró-jovem e servidoras municipais a expressarem seus conhecimentos sobre as questões de gênero e étnico-raciais, através de redações e fotografias. As redações foram julgadas por uma comissão composta por professoras (es) de Língua Portuguesa e profissionais com experiência na questão de gênero e étnico-racial.

VENCEDORES 
 
Os 3 primeiros lugares de cada categoria serão premiados com: 
1º lugar – Um netbook 
2º lugar - Uma câmera digital 
3º lugar – Um aparelho celular
 
 SEGMENTO SERVIDORES – NÍVEL SUPERIOR
1º - Kelly Vanessa Silva Lins - Atendente II (Bolsa Família)
2º - Miriam Maria Viana - Professora (Secretaria Executiva de Educação)
3º - Maria Marcileide Pereira de Lima - Agente de Alimentação (Secretaria Executiva de Educação)
 
SERVIDORES – NÍVEL MÉDIO 
 
1º - Juliana Barbosa da Silva - Professor I (Secretaria Executiva de Educação)
2º - Carlos Artur Cavalcanti - Agente de Manutenção e Infraestrutura (Secretaria Executiva de Educação)
3º - Telmo Domingues da Silva - Assessor Técnico (Controladoria do Município) 
 
DO 5° A 8° ANO (4ª a 7ª SÉRIE) do Ensino Fundamental 
 
1º - Juliana Gonzaga da Silva - Escola Municipal Maria Feijó
2º - Jefferson Caboclo da Silva Santos - Escola Municipal Belém de Judá
3º - Jaqueline Pereira Costa - Escola Municipal Maria Feijó
 
DO 9° ANO (8ª SÉRIE) do Ensino Fundamental ao 3° ANO do Ensino Médio 
 
1º - Danyelle Santos Alves Xavier - Escola Municipal Nova Visão
2º - Paulo Vítor Jerônimo de Almeida - Escola Municipal Maria Feijó
3º - Thaís Eugênia das Candeias - Escola Municipal Paulino Menelau
 
PROJOVEM ADOLESCENTE 
 
1º - Bruno José de Lima - Coletivo de Muribeca dos Guararapes
2º - William Santana Santos - Coletivo do Curado IV
3º - Gracielle Ferreira de Oliveira - Coletivo de Muribeca dos Guararapes

O CIGER agradeçe a TODAS e TODOS que participaram. Parabéns! 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

25 de Novembro - Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher.



A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do ato de violência cometido contra as irmãs Dominicanas, Pátria, Minerva e Maria Teresa, “Las Mariposas” que lutavam por soluções de problemas sociais de seu país e foram perseguidas, presas e brutalmente assassinadas. 

A partir daí, a data passa a ser de muita importância para as mulheres vítimas de violências cotidianas. A violência ocorre nos espaços públicos, privados e domésticos. 

Agressões verbais reduzem a autoestima, causam danos à saúde, estresse e enfermidades crônicas. O 25 de Novembro como “Dia da Não Violência Contra a Mulher”, foi decidido por organizações de mulheres de todo o mundo, reunidas em Bogotá, Colômbia, em 1981 em homenagem às irmãs.

Em 1999, em Assembleia Geral, a ONU proclama essa data como “Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulher”. A violência contra a mulher é questão social e de saúde pública; revela formas cruéis e perversas de discriminação de gênero; desrespeita a cidadania e os direitos humanos; destrói sonhos e dignidade.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Inscrições abertas para o Prêmio “Mulheres Negras Contam sua História”


Lançado na última segunda-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, a chamada pública tem por objetivo conhecer as trajetórias das várias afro-brasileiras que ajudam a escrever a história do país. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e, segundo a ministra da pasta, Eleonora Minecucci, oferecerá subsídios para a elaboração de políticas públicas voltadas para esse público.

Para a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o prêmio é uma oportunidade importante de conhecer a história de anônimas, cuja vida tem extrema importância, e o material colhido vai além da possibilidade de conhecê-las. “É um ponto de partida para avançarmos no enfrentamento ao racismo e sexismo e respondermos a uma demanda do governo que quer que as mulheres tenham oportunidade de se expressar e fazer com que essa luta seja cada vez mais essencial para a democracia do país”, afirmou.

Podem se inscrever mulheres autodeclaradas negras que queiram contar suas histórias através de redações com 1.500 a 3.000 caracteres, que poderão ser premiados com o valor de R$ 5 mil. Ou ainda, através de ensaios que tenham de 6.000 a 10.000 caracteres e que receberão R$ 10 mil. Em ambas as categorias serão premiadas cinco narrativas.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail premiomulheresnegras@spmulheres.gov.br, ou pelo correio, enviando para o endereço: Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República - Praça dos Três Poderes, Via N1 Leste, s/n Pavilhão das Metas. CEP 70150-908 Brasília - DF.

As vencedoras serão premiadas em cerimônia especial no dia 08 de março de 2013, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Para mais informações, clique aqui.

"Nasci MULHER e tornei-me MULHER" Revista JUREMA.

A revista JUREMA nasce com a missão de apresentar ao leitor (a) um guia completo de beleza, saúde, moda, educação, cultura e religiosidade brasileira. É uma publicação voltada primordialmente, ao público feminino, mas que deseja chamar a atenção dos homens para questões que julgamos fundamentais na construção de uma sociedade mais igualitária. Gostaríamos de que se tornasse referência para pessoas que buscam ideias e práticas eficientes de turismo, profissão, comportamento, família, bem-estar, entretenimento e se inspiram no estilo de vida dos nossos remanescentes indígenas e afrobrasileiros, num contexto de defesa dos direitos humanos, de suas reservas, de sua autonomia erecohecimento do pluralismo da sociedade e da diversidade cultural brasileira.
      Nesta primeira edição a JUREMA "nasce MULHER e torna-se MULHER", evidenciando a beleza feminina nos seus mais diversos aspectos.

Por Luciana Araújo (Coordenadora)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sensibilização de Direitos Humanos e Igualdade Racial



O som das fortes batidas do maracatu entoou além de um ritmo, uma reflexão sobre a conscientização da luta do povo negro para a garantia igualitária dos seus direitos. Jovens com alfaias, agogôs e outros instrumentos, percorreram nesta terça-feira (20/11), pelos boxes do Mercado das Mangueiras, em Prazeres. O motivo? Hoje é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares (AL), que se tornou ícone da resistência negra.  

A animação ficou por conta dos integrantes do Coletivo do Projovem Adolescente de Comporta, que chamou a atenção dos transeuntes. Como aconteceu com o aposentado Pedro Batista de Carvalho, 74 anos. “Apesar de termos cores diferentes, a cor do sangue que corre pelas nossas veias é única. Isso demonstra que somos iguais e é preciso acabar com a discriminação”, afirma. Também foram distribuídos panfletos  com mais informações sobre o dia 20 de novembro. 
Durante todo o mês, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está promovendo diversas ações. “Esses trabalhos mostram que a cidade está engajada nesta causa. Com isso, queremos chamar a atenção das pessoas para que sejam parceiras e nos ajudem a construir uma sociedade mais justa”, ressalta Karla Menezes, secretária Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas. 

Em Barra de Jangada, na Associação das Mulheres em Ação, na comunidade de Novo Horizonte, ocorreu o encontro intitulado “Rodas de Diálogos”. O tema abordado foi “A Mulher Negra Jaboatanense”. A partir das 14h, na Escola Municipal Ubaldino Figuerôa, em Candeias, acontecerão as ações do III Afroarte. Os alunos apresentarão peças sobre os trabalhos que estão sendo elaborados pelos professores sobre a temática.

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra.



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Encerramento do Programa de Qualificação Profissional (QUALI) 2012.



A cerimônia de encerramento do Programa de Qualificação Profissional (QUALI) – Construindo uma vida nova, ocorrida na tarde da última quinta-feira (08/11) celebrou a formatura de 270 pessoas. Desse quantitativo, 97%  eram mulheres. O projeto, realizado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Promoção da Cidadania (SEPROCI), realizou a entrega de certificados, no plenário da Câmara de Vereadores, em Piedade. 
O programa foi instituído através da lei municipal de número 327/2009, sancionada pelo prefeito Elias Gomes. Representando o Executivo municipal, o vice-prefeito Peres destacou a necessidade da população em se profissionalizar. “É um estimulo às pessoas que enxergam no estudo uma ascensão social. Sempre existe um degrau para subir, e os participantes desse projeto enxergaram essa oportunidade”, avaliou.
“(...) temos um programa que auxilia no fortalecimento de mulheres que acreditavam que não poderiam ter uma independência econômica e chegam ao fim do curso, com a certeza de que podem ter sua independência financeira, emocional e que podem conquistar ainda mais (...)”, explicou Luciana Bastos Coordenadora Socioassistencial.
“O Programa de Qualificação Profissional é um importante agente na construção da autonomia destas mulheres que buscam sua independência e empoderamento de novos conhecimentos, bem como sua valorização como indivíduos que se percebem a partir do momento que se descobrem capazes de mudança”, afirmou Margarete Calado Chefe de Núcleo da Secretaria Executiva da Mulher.
“O objetivo dessa ação é promover o desenvolvimento de situações que contribuam com a melhoria na geração de empregos entre os jaboatanenses. Estamos abrangendo um acompanhamento sistemático na implantação das políticas públicas de promoção da cidadania no município. Tenho um carinho especial por esse programa, pois além do componente de caráter institucional, promove a requalificação e inserção no mercado de trabalho”, destacou a secretária de Promoção da Cidadania de Jaboatão, Ana Selma.
“O sentimento é de realização. Espero agora poder me inserir no mercado de trabalho”, afirmou Maria das Graças da Silva, formanda em Serviços Gerais. O programa abrange famílias com renda per capita de até R$ 140.  40% dos participantes da edição anterior, ao término do projeto, foram incluídos em atividades formais e informais de geração de renda. O curso teve duração de seis meses com 100h de carga teórica e 288h de vivência prática. As habilitações oferecidas foram: Agente de Cidadania Feminina, Auxiliar Administrativo e Agente Ambiental.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Seminário e Campanha de Combate ao Câncer de Mama





Uma palestra realizada na tarde desta sexta-feira (26/10), no plenário da Câmara de Vereadores, em Piedade, conscientizou mulheres jaboatanenses sobre como se prevenir do câncer de mama. O evento foi realizado pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através das Secretárias de Saúde e da Mulher. A ação fez parte da programação "Outubro Rosa", movimento internacional que remete à cor do laço, símbolo mundial da luta contra a doença.
 A ação, aberta a população, contou com a presença do palestrante Luiz Lauria, médico com pós-graduação em psicologia familiar pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). “É importante para as mulheres discutirem e buscarem cada vez mais informações sobre o assunto. Apesar de raro, o homem também pode ser cometido pelo câncer de mama. Porém, 99% das causas acontecem nelas", afirmou.
 Lauria ainda apresentou dados sobre a patologia. “A cada ano, cerca de 22% de novos casos da enfermidade é diagnosticada nas brasileiras. A doença é mais comum em pessoas com faixa etária entre 40 á 69 anos”, pontuou. Já a secretária de Promoção da Cidadania, Ana Selma Santos, destacou o dialogo como ferramenta primordial para o combate ao câncer de mama. “A informação é uma importante arma nessa luta”, disse.
 Após a palestra, foram exibidos vídeos educativos sobre o método preventivo. Ao longo do ano, a Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria Executiva da Muher, tem realizado mutirões preventivos com o auxilio de mamamovél e mamógrafo.

Novembro: Mês da Consciência Negra.


O mês de novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Data instituída pelo movimento negro do Brasil e já incorporada ao calendário oficial de algumas cidades como é o caso do Recife, faz referencia ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência negra.

Durante séculos, aprendemos que ser negro era sinônimo de escravidão, inferioridade, preguiça e marginalidade. No entanto, contraditoriamente, examinando a história do povo negro no Brasil, nos deparamos com uma incontestável, contribuição social e herança cultural. Não é por coincidência que somos o país com o maior numero de negras e negros fora do continente africano, mas sim porque estas pessoas, seqüestradas de sua terra, resistiram a todo sofrimento ao qual foram submetidas e tornaram-se, as principais responsáveis pelo país que construímos.

A Semana da Consciência Negra, é um convite a todas e todos, à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no Brasil. E dessa maneira, é uma forma de contribuir com o combate ao racismo, assim como resgatar a identidade racial, a auto estima e a cidadania do povo negro. 


Por
Claudilene Silva

Inscrições abertas para o programa ProJovem Trabalhador.




Em Jaboatão dos Guararapes, o programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã (do Ministério do Trabalho e Emprego), abriu vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de Alimentação, Telemática, Transporte, Vestuário, Turismo e Hospitalidade. As pré-inscrições acontecem até 14 de novembro, no CRAS Muribeca e nas Regionais 5 e 6. No ato da inscrição, é necessário apresentar aos seguintes documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, título de eleitor e comprovante de escolaridade.

Endereços:
CRAS Muribeca: Eixo da Integração, n° 3032 – Muribeca.
Regional 5: Rua Santo Elias, 124 – Cajueiro Seco.
Regional 6: Av. Bernardo Vieira de Melo, 4570 – Candeias.

Para mais informações:
Agência do Trabalhador – Fone: (81) 3482.1403 / 3482.5453

REALIZAÇÃO E APOIO

REALIZAÇÃO E APOIO