terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sensibilização de Direitos Humanos e Igualdade Racial



O som das fortes batidas do maracatu entoou além de um ritmo, uma reflexão sobre a conscientização da luta do povo negro para a garantia igualitária dos seus direitos. Jovens com alfaias, agogôs e outros instrumentos, percorreram nesta terça-feira (20/11), pelos boxes do Mercado das Mangueiras, em Prazeres. O motivo? Hoje é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares (AL), que se tornou ícone da resistência negra.  

A animação ficou por conta dos integrantes do Coletivo do Projovem Adolescente de Comporta, que chamou a atenção dos transeuntes. Como aconteceu com o aposentado Pedro Batista de Carvalho, 74 anos. “Apesar de termos cores diferentes, a cor do sangue que corre pelas nossas veias é única. Isso demonstra que somos iguais e é preciso acabar com a discriminação”, afirma. Também foram distribuídos panfletos  com mais informações sobre o dia 20 de novembro. 
Durante todo o mês, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes está promovendo diversas ações. “Esses trabalhos mostram que a cidade está engajada nesta causa. Com isso, queremos chamar a atenção das pessoas para que sejam parceiras e nos ajudem a construir uma sociedade mais justa”, ressalta Karla Menezes, secretária Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas. 

Em Barra de Jangada, na Associação das Mulheres em Ação, na comunidade de Novo Horizonte, ocorreu o encontro intitulado “Rodas de Diálogos”. O tema abordado foi “A Mulher Negra Jaboatanense”. A partir das 14h, na Escola Municipal Ubaldino Figuerôa, em Candeias, acontecerão as ações do III Afroarte. Os alunos apresentarão peças sobre os trabalhos que estão sendo elaborados pelos professores sobre a temática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REALIZAÇÃO E APOIO

REALIZAÇÃO E APOIO