quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cerimônia de Posse dos Membros do CIGER

Imagens do evento de posse do CIGER
“Esse reconhecimento é a conquista de um trabalho integrado sobre as questões de gênero e racial, iniciando essas políticas públicas com os funcionários da gestão. Isso representa uma afirmação à transformação, às mudanças." Foi dessa forma que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, agradeceu o recebimento do prêmio Nacional Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, na tarde desta terça-feira (03/09), no auditório do Governo Municipal, em Prazeres.

Na ocasião, foi empossado o Comitê Institucional de Promoção da Igualdade Étnico-racial e de Gênero (CIGER). Constituído por secretarias municipais, o CIGER tem como objetivo a ampliação da discussão e o estimulo à prática da igualdade entre os servidores municipais e, assim, oferecer um melhor serviço ao público. As pastas envolvidas são: Mulher; Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude; Educação, Assistência Social; Cultura e Patrimônio Histórico, Saúde, Segurança Cidadã e Administração. Durante o evento houve a apresentação da Trupe Social que, de forma lúdica, explicou aos presentes sobre o Comitê.

Conforme a secretária de Políticas Sociais Integradas, Karla Menezes, o CIGER é também um instrumento de sensibilização para o combate à intolerância, que passa pela ampliação das ações compactuadas junto ao Governo Federal, na terceira edição do Prêmio Pró-equidade de Gênero e Raça. Dentre as atividades, conforme a secretária, estão a própria criação do CIGER, I e o II Concurso de Redação para os servidores municipais e a ampliação da licença maternidade aos funcionários de quatro para seis meses.
“Até o final de setembro, o Comitê vai propor novos trabalhos em parceria com o Governo Federal. Esta será a quarta edição do prêmio nacional”, destacou a secretária Executiva da Mulher, Ana Selma.Também participaram do evento o presidente Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Jaboatão, Paulo de Tarso e o presidente do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos, Davi Matos

III Conferência Municipal de Igualdade Racial

Jaboatão recebeu a terceira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento teve inicio no dia 14 de agosto e seu término foi no dia 15 de agosto, o evento foi realizado no auditório da Faculdade dos Guararapes (FG), em Piedade. A ação tem como tema “Jaboatão dos Guararapes pela Garantia de Políticas Afirmativas e Participação Democrática”.

Para o secretário executivo de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude do município, Marcelo Gadelha, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer e afirmar o compromisso com a população negra da cidade. “O momento é de efetivar as ações já realizadas pela Prefeitura, que tem investido na construção de eixos de ação que atendam às necessidades emergentes da população, como por exemplo a pactuação entre a gestão municipal e sociedade civil para a implementação, monitoramento e avaliação das políticas de igualdade racial”, afirmou.

Ainda segundo o gestor, é preciso que o município continue avançando na realização de políticas públicas voltadas para a área. “A construção da democracia no Brasil, passa pelo combate e enfrentamento as desigualdades”, finalizou. De acordo com Lúcia dos Prazeres, chefe do Núcleo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do município, Jaboatão é a segunda cidade de Pernambuco com o maior número de habitantes negros, sendo 62% de sua população composta por negros. “Por isso é preciso trabalhar cada vez mais por esse público”, resumiu.

As melhores propostas apresentadas na Conferência serão levadas para a etapa estadual, que será realizada nos próximos dias 22 e 24 deste mês. Participaram da abertura do evento representantes do Conselho Municipal de Igualdade racial, representantes do poder legislativo municipal e do movimento afro-brasileiro. Foram realizadas palestras com o professor Edilson Fernandes de Souza, Pró-Reitor acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo também acadêmico Moisés de Melo Santana.

III Encontro de Transversalização da Política de Gênero

Desde 2003 que se institucionalizou, no âmbito federal, as questões de políticas públicas para as mulheres. 
No governo do Jaboatão, com o Prefeito Elias Gomes, foi criada a Secretaria Especial da Mulher, e, posteriormente Secretaria Executiva da Mulher.
Com isso, uma das diretrizes é a transversalização dessa política dentro dos órgãos da Prefeitura. O Encontro foi para fortalecer a parceria com as demais secretarias e para demonstrar como elas estão desenvolvendo a questão de gênero nas suas ações.
Dessa forma, fortalecemos a política pública para as mulheres em todo o governo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Evento discute políticas públicas voltadas para mulheres


Um importante debate, realizado na tarde da última quinta-feira (24/05), na Faculdade dos Guararapes (FG), em Piedade, durante a diplomação dos alunos concluintes do Curso de Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania, serviu para a apresentação das ações que a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vem realizando para combater a violência contra a mulher no município.
A ação foi promovida pela FG, Instituto Maria da Penha e Consulado Americano. Para a secretária executiva da Mulher, Ana Selma dos Santos, que participou da mesa de debate, o momento de discussão serviu para fortalecer a conscientização sobre o tema. “Em Jaboatão, temos o desafio da construção das políticas públicas voltadas para o público feminino. O município deu um passo importante na consolidação de ações voltadas para as mulheres. Aqui, temos o Centro de Referência da Mulher – Maristela Just, que já realizou mais de mil atendimentos em quatro anos de existência”, destacou.
A cearense Maria da Penha, que dá nome a lei que combate agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar, participou do encontro. “É preciso que ocorra uma maior mobilização e sensibilização da sociedade para que agressões, como a que eu sofri não ocorra. A violência doméstica além de desestruturar a família, contribui para a agressão urbana. Muitos avanços foram realizados do meu tempo para os dias atuais. Hoje já existe uma lei específica para coibir esse ato, delegacias especializadas e centros como o Maristela Just”, afirmou.
O evento contou ainda com a participação de Lúcia dos Prazeres, chefe do núcleo de igualdade racial, além do secretário executivo de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, Marcelo Gadelha.

Mulheres que marcam histórias

No local também aconteceu a exposição: “Mulheres que marcam histórias em Jaboatão”, que conta a história de 22 mulheres jaboatanenses que foram e são exemplos de superação.  A ação foi promovida pelo Governo Municipal, através das Secretarias da Mulheres e Cultura e Faculdade dos Guararapes.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Candeias Recebe Ação Educativa Sobre Universo Feminino

Domingo (03/02) será realizada a campanha “Violência contra a Mulher é coisa de outra cultura”
A campanha “Violência contra a Mulher é coisa de outra cultura”, do Governo Estadual será realizada em Jaboatão dos Guararapes. É que a Prefeitura, através da Secretaria executiva da Mulher, incorporou a iniciativa e realiza no próximo domingo (03/02), um ato público para conscientizar as mulheres jaboatanenses sobre, dentre outros assuntos, violência doméstica. A ação, que tem o objetivo de atuar nas manifestações culturais populares está programada para iniciar às 15h e terá concentração na Avenida Presidente Castelo Branco, em Candeias, Regional Praias.
Na ocasião, serão distribuídos panfletos informativos com locais em que as mulheres que forem violentadas podem procurar no município, a exemplo do Centro de Referência da Mulher - Maristela Just, espaço onde o público feminino recebe serviços de acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação, encaminhamento jurídico, dentre ouras atividades. Para animar o público presente, o Maracatu Flores do Monte participará do evento.

Prêmio FUNARTE de Arte Negra

Prorrogadas inscrições em editais de fomento à cultura negra 

Curta-Afirmativo e Funarte de Arte Negra inscrevem até o dia 25 de março. Incentivos contemplam diversas linguagens artísticas e chegam a R$ 10 milhões
Quatro dos cinco editais para o fomento à produção cultural negra lançados em novembro passado pelo Ministério da Cultura (Minc) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) tiveram o prazo de inscrição prorrogado para o dia 25 de março, aumentando a chance de artistas, estudantes, escritores e produtores negros transformarem sonhos em realidade.
Ficam abertos até o dia 25 de março os editais: Curta-Afirmativo, de apoio a produções audiovisuais e; Funarte de Arte Negra, para projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória.
Também se encerram no dia 25 dois dos três editais sob responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional (FBN): O de Pontos de Leitura de Cultura Negra, para implantação de 27 pontos de leitura em entidades privadas sem fins lucrativos e o que concede bolsas para pesquisadores e pesquisadoras negros. O edital para coedição de livros de autores negros permanece com o prazo inalterado e fica aberto até 30 de abril.
Os editais vão distribuir incentivos de cerca de R$ 10 milhões e foram lançados durante as celebrações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Museu Afro Brasil, em São Paulo. Na ocasião, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, afirmou que, com a ação, “gostaria que se iniciasse na cultura a marca da inclusão social que caracteriza o governo da presidente Dilma Roussef”.
Para a ministra da Seppir, Luiza Bairros, as medidas de incentivo podem mudar o paradigma ao qual a cultura negra está vinculada. “As artes negras no Brasil, muitas vezes, são lidas como folclore, como algo que não tem relação direta com a dinâmica atual da nossa sociedade. Com os editais, vamos dar visibilidade às formas de expressão que dialogam com o Brasil de hoje e do passado e, sobretudo, apontamos para a possibilidade da cultura se fortalecer em cima da sua diversidade”, completou.
Sob a responsabilidade da Funarte, o Prêmio Funarte de Arte Negra vai financiar 33 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro e preservação da memória, totalizando R$ 4,3 milhões. As premiações variam de R$ 100 mil a R$ 200 mil para cada ação selecionada. Até o dia 25 de março, os interessados podem acessar a ficha de inscrição disponível na página da Funarte.

Fonte: SEPPIR

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Campanha Basta de Violência contra as Mulheres


O mês de janeiro é marcado pelo início do verão, período em que o fluxo de pessoas aumenta, principalmente nas áreas de lazer, a exemplo, das praias. Por esta razão, a Secretaria Executiva da Mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher do Estado, dará início, neste final de semana, 27 de janeiro de 2013, às 9 h, às atividades da campanha estadual "Basta de violência contra as Mulheres".

Com o intuito de minimizar os casos de violência e desenvolver uma ação educativa , a equipe estará na Igrejinha de Piedade, fazendo panfletagem, adesivaço, além de orientar os banhistas sobre os procedimentos para denunciar os casos de violência contra as mulheres.
Para maiores informações, a população pode ligar para o telefone da Secretaria Executiva da Mulher  (3361-2196), do Centro de Referência Maristela Just – 3468-2485 ou para a Central de Atendimento à Mulher (180).

Jaboatão Discute Igualdade Racial



Mulheres na foto: Lúcia e Karina

Na manhã desta segunda-feira (21/01) o secretário Executivo de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas do Jaboatão dos Guararapes, Marcelo Gadelha, recebeu em seu gabinete o coordenador do Comitê Estadual de Políticas de Igualdade Racial, Jorge Arruda e o coordenador do Movimento Negro Unificado, Arnaldo Filho. O intuito do encontro foi discutir temas referentes à Igualdade Racial, que é celebrada nacionalmente hoje.
Segundo Marcelo Gadelha, o município passará a contar com um Conselho Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, o que abre espaço para que uma das etapas do Fórum Estadual de Igualdade Racial seja realizada no município.  O momento também serviu para estreitar vínculo com o município através do Núcleo de Promoção de Política de Igualdade Racial.
Gadelha ainda informou que Jaboatão receberá o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Hélio Ferreira, no dia 05/02, em uma reunião com a secretaria de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas. Ainda no primeiro trimestre, o município sediará uma das Pré-conferências Estaduais de Igualdade Racial, e o segundo Curso de Extensão Teologia dos Orixás, será realizado na cidade. Outro ponto que ficou acordado na reunião foi a assessoria que o Comitê Estadual irá dar na organização da 2ª Conferência de Política de Igualdade Racial do Município e na discussão do Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial.

Ganhadores do concurso de redação são premiados.

Solenidade de premiação aconteceu na tarde de ontem, no auditório da Prefeitura


Os vencedores da terceira edição do Concurso de Redação da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes receberam na tarde da última quarta-feira (19/12), os prêmios previstos no edital do regulamento. A solenidade de entrega aconteceu na sede do Governo Municipal, em Prazeres. “Sinto-me honrada e feliz em participar de todo o processo do evento. Discutir um assunto relevante para a sociedade não foi simples”, afirmou Kelly Vanessa Silva, vencedora na categoria servidores com escolaridade ensino superior.
 O tema desta edição foi "Mulher negra, jaboatanense: Retrato de superação” e teve como objetivo incentivar estudantes da rede municipal, participantes do Pró-jovem e servidoras municipais a expressarem seus conhecimentos sobre as questões a força das mulheres negras de Jaboatão. As redações foram julgadas por uma comissão composta por professoras de Língua Portuguesa e profissionais com experiência na questão de gênero e étnico-racial.
Para Ana Selma Santos, secretária de Promoção da Cidadania, a proposta do concurso foi a exploração de um tema pouco abordado no cotidiano. “Estimular a reflexão a respeito de temas poucos discutidos foi essencial. Desenvolvemos nesses jovens práticas e atitudes que consideram a perspectiva de inclusão”, finalizou.
A ação foi organizada pelo Comitê Institucional de Promoção da Igualdade de Gênero e Étnico-racial, composta pelas Secretarias Executivas da Mulher, Educação, Segurança Cidadã e Direitos Humanos, Gestão de Pessoas e Administração, Assistência Social, Saúde, Cultura e Eventos. Os três primeiros lugares de cada categoria serão premiados com um notebook, uma câmera digital e um aparelho celular, respectivamente.

A lista de ganhadores no link abaixo:
http://services.fishy.com.br/obj/602/53422.pdf


20/12/12 | Por: Márcio Santana

Jaboatão Discute Igualdade Racial


Mulheres na foto: Lúcia e Karina

Na manhã desta segunda-feira (21/01) o secretário Executivo de Direitos Humanos e Políticas Sobre Drogas do Jaboatão dos Guararapes, Marcelo Gadelha, recebeu em seu gabinete o coordenador do Comitê Estadual de Políticas de Igualdade Racial, Jorge Arruda e o coordenador do Movimento Negro Unificado, Arnaldo Filho. O intuito do encontro foi discutir temas referentes à Igualdade Racial, que é celebrada nacionalmente hoje.
Segundo Marcelo Gadelha, o município passará a contar com um Conselho Municipal de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, o que abre espaço para que uma das etapas do Fórum Estadual de Igualdade Racial seja realizada no município.  O momento também serviu para estreitar vínculo com o município através do Núcleo de Promoção de Política de Igualdade Racial.
Gadelha ainda informou que Jaboatão receberá o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Hélio Ferreira, no dia 05/02, em uma reunião com a secretaria de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas. Ainda no primeiro trimestre, o município sediará uma das Pré-conferências Estaduais de Igualdade Racial, e o segundo Curso de Extensão Teologia dos Orixás, será realizado na cidade. Outro ponto que ficou acordado na reunião foi a assessoria que o Comitê Estadual irá dar na organização da 2ª Conferência de Política de Igualdade Racial do Município e na discussão do Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial.

REALIZAÇÃO E APOIO

REALIZAÇÃO E APOIO