quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cerimônia de Posse dos Membros do CIGER

Imagens do evento de posse do CIGER
“Esse reconhecimento é a conquista de um trabalho integrado sobre as questões de gênero e racial, iniciando essas políticas públicas com os funcionários da gestão. Isso representa uma afirmação à transformação, às mudanças." Foi dessa forma que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, agradeceu o recebimento do prêmio Nacional Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, na tarde desta terça-feira (03/09), no auditório do Governo Municipal, em Prazeres.

Na ocasião, foi empossado o Comitê Institucional de Promoção da Igualdade Étnico-racial e de Gênero (CIGER). Constituído por secretarias municipais, o CIGER tem como objetivo a ampliação da discussão e o estimulo à prática da igualdade entre os servidores municipais e, assim, oferecer um melhor serviço ao público. As pastas envolvidas são: Mulher; Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude; Educação, Assistência Social; Cultura e Patrimônio Histórico, Saúde, Segurança Cidadã e Administração. Durante o evento houve a apresentação da Trupe Social que, de forma lúdica, explicou aos presentes sobre o Comitê.

Conforme a secretária de Políticas Sociais Integradas, Karla Menezes, o CIGER é também um instrumento de sensibilização para o combate à intolerância, que passa pela ampliação das ações compactuadas junto ao Governo Federal, na terceira edição do Prêmio Pró-equidade de Gênero e Raça. Dentre as atividades, conforme a secretária, estão a própria criação do CIGER, I e o II Concurso de Redação para os servidores municipais e a ampliação da licença maternidade aos funcionários de quatro para seis meses.
“Até o final de setembro, o Comitê vai propor novos trabalhos em parceria com o Governo Federal. Esta será a quarta edição do prêmio nacional”, destacou a secretária Executiva da Mulher, Ana Selma.Também participaram do evento o presidente Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Jaboatão, Paulo de Tarso e o presidente do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos, Davi Matos

III Conferência Municipal de Igualdade Racial

Jaboatão recebeu a terceira Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento teve inicio no dia 14 de agosto e seu término foi no dia 15 de agosto, o evento foi realizado no auditório da Faculdade dos Guararapes (FG), em Piedade. A ação tem como tema “Jaboatão dos Guararapes pela Garantia de Políticas Afirmativas e Participação Democrática”.

Para o secretário executivo de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude do município, Marcelo Gadelha, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer e afirmar o compromisso com a população negra da cidade. “O momento é de efetivar as ações já realizadas pela Prefeitura, que tem investido na construção de eixos de ação que atendam às necessidades emergentes da população, como por exemplo a pactuação entre a gestão municipal e sociedade civil para a implementação, monitoramento e avaliação das políticas de igualdade racial”, afirmou.

Ainda segundo o gestor, é preciso que o município continue avançando na realização de políticas públicas voltadas para a área. “A construção da democracia no Brasil, passa pelo combate e enfrentamento as desigualdades”, finalizou. De acordo com Lúcia dos Prazeres, chefe do Núcleo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do município, Jaboatão é a segunda cidade de Pernambuco com o maior número de habitantes negros, sendo 62% de sua população composta por negros. “Por isso é preciso trabalhar cada vez mais por esse público”, resumiu.

As melhores propostas apresentadas na Conferência serão levadas para a etapa estadual, que será realizada nos próximos dias 22 e 24 deste mês. Participaram da abertura do evento representantes do Conselho Municipal de Igualdade racial, representantes do poder legislativo municipal e do movimento afro-brasileiro. Foram realizadas palestras com o professor Edilson Fernandes de Souza, Pró-Reitor acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo também acadêmico Moisés de Melo Santana.

III Encontro de Transversalização da Política de Gênero

Desde 2003 que se institucionalizou, no âmbito federal, as questões de políticas públicas para as mulheres. 
No governo do Jaboatão, com o Prefeito Elias Gomes, foi criada a Secretaria Especial da Mulher, e, posteriormente Secretaria Executiva da Mulher.
Com isso, uma das diretrizes é a transversalização dessa política dentro dos órgãos da Prefeitura. O Encontro foi para fortalecer a parceria com as demais secretarias e para demonstrar como elas estão desenvolvendo a questão de gênero nas suas ações.
Dessa forma, fortalecemos a política pública para as mulheres em todo o governo.

REALIZAÇÃO E APOIO

REALIZAÇÃO E APOIO