quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mulheres jaboatanenses são homenageadas

29/05/14| Por: Tiago Brito, em Secretaria Municipal de Políticas Sociais Integradas


O evento foi mais uma edição do Projeto Encontro, que reconhece personalidades do município

A noite desta quarta-feira (28/05) foi especial para três mulheres jaboatanenses. É que Ana Lúcia Gomes (Grupo da 3ª Idade Vida Longa), Maria José de Oliveira (trabalho social) e Joana Urbana de Oliveira (Tribo de Caboclinho Tupi) foram agraciadas com menção honrosa, por meio do Projeto Encontro. A iniciativa, que aconteceu na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro, é para reconhecer personalidades que contribuíram com a cultura do município.

“Não tenho palavras para dizer o quanto estou feliz em ser uma das homenageadas deste Projeto, que preserva as pessoas que contribuíram com a cultura e o desenvolvimento desta cidade. Há 20 anos, fundei um grupo de idosos, para que pudessem estar ativos. Saber que ainda podem fazer algo”, agradeceu Ana Lúcia. Durante a solenidade, houve apresentações de idosas, que animaram os participantes. 

Segundo Mirtes Figueroa, coordenadora de Equipamentos Culturais da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico, a edição do Projeto Encontro escolheu três mulheres em homenagem ao mês em que se comemora o Dia das Mães. “A proposta foi lembrar as personalidades mulheres que tanto fizeram pela cultura e pelo social de Jaboatão”, afirmou. 
Há dois anos o Projeto enaltece o trabalho de diversos artistas de Jabatão, como cinéfilo, bacamarteiro, artesão, mestre de escola de samba, grupo de caboclinho, cineasta e teatrólogo.

Homenageadas

Joana Urbana de Oliveira

Hoje, com 89 anos, Joana Urbana de Oliveira nasceu em 1925. Com o seu esposo Valdemar Souza, fundaram a Tribo de Caboclinho Tupi, em 1938, com influência indígena, que permanece viva até os dias atuais em Cavaleiro.

Maria José de Oliveira

Mais conhecida como Dona Neném, foi criada no Engenho Uma, em Moreno e ajudou diversas famílias que não tinha acesso aos estudos e fez de sua casa uma escola, levando dezenas de moradores a darem os primeiros passos a leitura e a escrita. Joana tem 83 anos.

Ana Lúcia Gomes

Mesmo jovem, Lucinha, como também é chamada, começou suas atividades sociais, como líder comunitária. Ao chegar na maturidade, criou o Grupo da 3ª Idade Vida Longa, que já possui 20 anos de existência.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

REALIZAÇÃO E APOIO

REALIZAÇÃO E APOIO