terça-feira, 31 de julho de 2012

Edital de Qualificação para Agentes culturais da Juventude Negra




Com objetivo de cumprir as diretrizes formuladas pelo Fórum Nacional dos Direitos da Cidadania do Governo Federal, a Fundação Cultural Palmares realizará, por meio do Edital – Chamada Pública nº 001/2012, a seleção de projetos para implantação de dez Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra – NUFAC.

Serão selecionadas 10 (dez) propostas de órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, instituições culturais, públicas e entidades privadas sem fins lucrativos, que tenham, entre outros requisitos, foco de atuação em cultura e educação.

Os NUFAC’s que  serão criados visam a qualificação de jovens negros e negras do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, das classes sociais C, D e E de todas as regiões brasileiras.

O prazo para inscrição vai até 20 de agosto.

Para visualizar ou imprimir a versão em PDF da publicação do dia 17 de julho, no Diário Oficial da União, clique aqui.

Ascom Fundação Cultural Palmares

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Itaú Unibanco abre edital para investimentos em projetos de educação.




O Itaú Unibanco S.A., com o apoio da Fundação Itaú Social e coordenação técnica da organização FICAS, lançaram edital com o objetivo de reconhecer e estimular o trabalho de organizações da sociedade civil em programas sociais de cunho educacional.
    Podem se inscrever no edital organizações brasileiras sem fins lucrativos com orçamento anual igual ou superior a R$ 120.000,00 e que estejam inscritas nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de suas respectivas cidades (à exceção daquela que realizam trabalhos apenas com jovens a partir de 18 anos).
    Os programas inscritos no edital devem estar em execução há mais de dois anos, sem interrupções, em uma das seguintes categorias:
·       Educação Infantil – para crianças de até 5 anos
·       Educação Ambiental – para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
·       Educação para o Trabalho – para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos
·       Formação de educadores para a Educação Infantil, Ambiental ou para o Trabalho
    As organizações escolhidas receberão apoio financeiro de 60 mil ou 120 mil reais, de acordo com o edital, para projetos de 24 meses. As inscrições devem ser feitas online, até o dia 15 de agosto de 2012.
Informações: www.itau.com.br

sexta-feira, 27 de julho de 2012

SPM-PR em parceria com UFPE oferece Curso de Formação na área de Gênero.




Abertas as Inscrições para o Curso de Formação e capacitação das mulheres, educadores(as), gestores(as), em políticas públicas para as mulheres.

As incrições ocorrerão nos meses de Julho/Agosto, nos seguintes cursos e na
seguinte universidade:

1) Gestão  e  Políticas  Públicas - Gênero e Raça - para profissionais da gestão 
pública das diferentes áreas e uma importante oportunidade para a capacitação
das equipes das secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres:
pelo site  http://www.ufpe.br/cead/gpp-ger/ ou pelo e-mail: generoraca2010@gmail.com.

2) Gênero e Diversidade na Escola - para os/as profissionais da educação:
pelo site  http://www.ufpe.br/cead/gde/ ou pelo e-mail: gde.ufpe@gmail.com.

Ambos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 

Para mais informações  Fone: 2126-8282.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

8° Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela Secretaria de Política das Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, com o apoio do CNPq/MCTI, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD/MEC, Secretaria de Educação Básica - SEB/MEC e ONU Mulheres.
Consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade para tais questões.

Atualmente, é ofertado a cinco categorias:
a) Categoria Estudante de Ensino Médio - redações;
b) Categoria Estudante de Graduação - artigos científicos;
c) Categoria Graduado (a), Especialista e Estudante de Mestrado - artigos científicos;
d) Categoria Mestre e Estudante de Doutorado - artigos científicos; e
e) Escola Promotora da Igualdade - projetos para as escolas de nível médio.
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é o operacionalizado pelo Serviço de Prêmios do CNPq e pela SPM.

Para realizar a sua inscrição ou para mais informações: http://igualdadedegenero.cnpq.br/igualdade.html

quarta-feira, 25 de julho de 2012

25 de Julho - Dia internacional da Mulher Negra na América Latina e no Caribe.


 
O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de Julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Nesse encontro, foi estipulado que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta as condições de opressão de gênero e étnico-raciais em que vivem estas mulheres. A finalidade da comemoração de 25 de julho é maximizar e fortalecer as organizações de mulheres negras do estado, construir métodos para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

A partir do dia (24), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) participa de uma série de eventos para comemorar o Dia da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha. Durante as atividades, serão discutidas estratégias que fortaleçam o trabalho das organizações de promoção da igualdade racial e de gênero no Brasil. Este ano o evento homenageia a filósofa e militante Sueli Carneiro, fundadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra. O tema da V edição do festival é Juventude Negra, que orienta os seminários e debates envolvendo profissionais negras latino-americanas e caribenhas e também africanas.

2° Ano do Estauto de Igualdade Racial



Estatuto da Igualdade Racial é uma lei especial do Brasil, sendo um conjunto de regras e princípios jurídicos que visam coibir a discriminação racial e estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos raciais. O documento foi criado no dia 20 de Julho de 2012 para garantir à população negra a igualdade de oportunidades e defesa dos direitos.

Dois anos do Estatuto - O Estatuto da Igualdade Racial, instituído pela Lei 12.288/2010, expressa legítimas demandas da população negra. Neste ano, completa dois anos da sanção e se constitui num importante instrumento para que as desigualdades raciais sejam reconhecidas e abordadas em diferentes níveis de governo. O Estatuto estipula que o Estado desenvolva políticas públicas que visem à promoção, à preservação e à disseminação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

 

Para acessar o estatuto clique no link:http://www.educafro.org.br/cariboost_files/Estatuto_da_Igualdade_Racial_Novo.pdf

segunda-feira, 23 de julho de 2012

DIÁRIO OFICIAL: SEMINÁRIO DEBATE RACISMO INSTITUCIONAL




Com a finalidade de capacitar servidores da gestão municipal sobre boas práticas de igualdade de direitos e relações de gênero e raça, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realizou na manhã desta quarta-feira(18/07) seminário sobre o tema. O evento, intitulado: Gênero e Ra c i smo I n s t i t u c i o n a l , f o i organizado pela Secretaria Executiva da Mulher (SEMU). A ação reuniu no auditório da Administração Municipal, em Prazeres, dezenas de servidores públicos.
Para a secretária de Promoção da Cidadania de Jaboatão, Ana Selma Santos, é mais uma oportunidade de qualificação para os servidores públicos. “Esse ato proporciona aos funcionários uma melhor condição de trabalho”, avaliou. Já a secretária executiva da Mulher, Socorro Rodrigues, destacou a ação como essencial para os profissionais da gestão municipal. “O principal objetivo está em requalificar os servidores para o mercado de trabalho”, afirmou. Os palestrantes tiveram como fator comum o domínio sobre o assunto. Entre os participantes, Fernando Barros Júnior, mestre em Antropologia pela UFPE. Também participaram do encontro, Mercês Santos, Ana Cláudia Rodrigues e Jeísa Saraiva, ambas com experiência sobre o tema.

REALIZAÇÃO E APOIO

REALIZAÇÃO E APOIO