terça-feira, 23 de outubro de 2012

VII Seminário Mulheres Negras e Saúde



Curitiba vai receber, de 09 a 11 de novembro de 2012, o VII Seminário Mulheres Negras e Saúde, realizado pela Rede de Mulheres Negras - PR com parceria dos governos Federal, Estadual e Municipal, bem como ITAIPU. Em sua sétima edição Mulheres Negras e Saúde visa a participação de ativistas feministas de todos estados brasileiros, de modo a colocar pesquisadores, gestores públicos de saúde, lideranças comunitárias em diálogo para aprimorar o atendimento à saúde das mulheres negras brasileiras.

O evento acontecrá no Hotel Nacional Inn e terá como enfoque o racismo como um fator determinante para o adoecimentos das mulheres negras. O evento ocorre no mês de novembro no qual rememora-se a consciência Negra, tendo no dia 20 seu marco.

"Com a realização do VII Seminário Mulheres Negras e Saúde pretende-se avançar mais um passo para que as suas especificidades da saúde das mulheres negras do Brasil sejam utilizadas como estratégias de aprimoramento do SUS. Acreditamos que dessas atividades sairão encaminhamentos tendo como resultado diversos dobramentos, conforme o ocorrido nas edições anteriores, com diálogos acerca da diversidade das mulheres negras Brasileiras", explica Angela Maria Martins da silva, coordenadora da Rede de Mulheres Negras - PR.

Por meio de oficinas, exposições, diálogos e palestras, o público participante do seminário debaterá sobre a implementação da Política Integral de Saúde da População Negra, o direito à saúde das mulheres negras, saúde sexual e reprodutiva, infecção pelo HIV/AIDS, saúde das jovens negras, doença falciforme, saúde nas comunidades quilombolas e os desafios na superação psicológica do racismo e protagonismo feminino negro.

A morte das mulheres negras

Pesquisa publicada pelo Ministério da Saúde em 2007, revela que as doenças cerebrovasculares como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) - seguida pelos homicídios, foram os principais responsáveis pela morte de mulheres pretas e pardas com idade fértil de 10 a 49 anos. O risco para o grupo chega a ser duas vezes maior do que as mulheres brancas em caso das doenças cerebrovasculares e até três vezes maior em caso de homicídios. Já as mortes provocadas pelo vírus HIV ocupam o segundo lugar no ranking de óbitos entre as mulheres negras e pardas com idade entre 10 e 49 anos. O risco, de acordo com Lúcia Xavier, coordenadora de Criola - Organização de Mulheres Negras (Rio de Janeiro), chega a ser 2,6 vezes maior do que entre mulheres brancas.

Para baixar a inscriçãodo VII Seminário Mulheres Negras e Saúde, clique aqui.

Assim que preenchido favor encaminhar o mesmo para o e-mail: mulheresnegrasesaude@gmail.com

Fonte: Rede de Mulhers Negras - Paraná

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de Outubro - Dia Mundial da Mulher Rural



Hoje comemora-se o Dia Mundial da Mulher Rural. A data foi instituída pela ONU, no ano de 1995, na ocasião da realização da 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher.  A Secretaria da Mulher parabeniza as mulheres trabalhadoras rurais de Pernambuco, que lutam pela preservação das identidades étnicas, das práticas e conhecimentos provenientes da questão agrícola e da gestão dos recursos naturais.

A Secretaria Executiva da Mulher  do Jaboatão dos Guararapes realizou neste período de gestão  dois cursos de qualificação profissional junto a mulheres que residem na zona rural do município, especificamente os cursos de beneficiamento de alimentos , utilizando recursos  da banana e da macaxeira que é cultura local. As mulheres ainda receberam formação em gênero e cidadania, fomentando as práticas de organização política das mulheres rurais.

Abertas as Inscriões para o PROJOVEM TRABALHADOR.




Estão abertas as inscrições para o PROJOVEM TRABALHADOR, as inscrições iniciaram hoje dia 15 de outubro e serão encerradas no dia 26 de outubro.
Os interessados deverão comparecer no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Jd. Jordão; Rua Boa Vista, 715, Jardim Jordão - Jaboatão dos Guararapes.
Portando os seguintes documentos: RG, CPF, CTPS (carteira de trabalho), Título de Eleitor, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade, Reservista (para homens).
Critérios para Inscrição:
  • Idade entre 18 e 29 anos;
  • Renda per capita de 01 salário mínimo;
  • Estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio;
  • Estar desempregado.

Joaquim Barbosa foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal.


Com nove votos a favor um contra, o ministro Joaquim Barbosa foi eleito nesta quarta presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) pelos próximos dois anos. Relator do processo do mensalão, Barbosa assumirá a presidência da Corte em novembro, com a aposentadoria compulsória do ministro Carlos Ayres Britto. A escolha ocorre um dia depois de o tribunal ter formado maioria para condenar o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, principal réu do mensalão, por corrupção ativa.
Pela tradição do colegiado, o ministro não vota em si mesmo, mas vota em seu futuro vice-presidente. Por isso ocorreu um voto contrário. Em seguida, Ricardo Lewandowski foi eleito para a função de vice-presidente.
Coube ao ministro Celso de Mello, o decano do tribunal, saudar a eleição de Barbosa. Para Mello, a escolha de Barbosa manteve a tradição da Corte de escolher seu próprio presidente. O ministro lembrou que nem sempre o "autogoverno" do Supremo prevaleceu na história do tribunal. "Tenho certeza de que, agindo com sabedoria, prudência e segurança, (Joaquim Barbosa) saberá superar os obstáculos", destacou o decano.
Em seguida, o procurador-geral da República, também elogiou a escolha de Barbosa para o cargo, lembrando que fazia com "especial orgulho" porque o ministro eleito foi durante 19 anos, antes de ir para o STF, integrante da carreira do Ministério Público Federal.
Da tribuna, o advogado Roberto Caldas, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), também homenageou, "em nome da classe dos advogados", a eleição de Barbosa. Segundo Caldas, certamente o ministro terá "sabedoria" para conduzir os trabalhos do STF.
Após as saudações, o presidente eleito fez um rápida manifestação sobre a eleição: "Eu gostaria de agradecer a todos os colegas a confiança em eleger-me presidente da Corte e dizer da minha satisfação em ser eleito e futuramente exercer a presidência da Casa".

Por Ricardo Brito - Agência do Estado.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher


Hoje comemora-se o "Dia Nacional de Luta contra a violência à mulher". Instituída em 1980, a data surgiu a partir de um movimento nacional realizado em São Paulo. As pessoas se mobilizaram em protesto contra o índice crescente, em todo o país, de crimes contra mulheres.

O CIGER parabeniza a todas as mulheres por sua constante LUTA.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Plano Nacional de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra



O governo federal lançou na última quinta-feira (27/9), em Maceió (AL), a primeira etapa de um programa piloto que visa enfrentar o crescente número de homicídios entre jovens negros de todo o país. Intitulado Juventude Viva, a iniciativa é a primeira etapa de uma ação mais ampla, o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra. Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no país vitimam pessoas jovens. Destas, mais de 75% são negras. Além disso, enquanto as mortes de jovens brancos caíram de 9.248, em 2000, para 7.065, em 2010, a morte de jovens negros cresceu de 14.055 para 19.255 no mesmo período.

Em Alagoas, o programa irá complementar iniciativas que já estão em curso, como o Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça. A escolha do estado também se justifica porque a capital, Maceió, ocupa o segundo lugar entre as cidades com o maior número de homicídios no país. Nesta primeira etapa, além de Maceió, o Juventudo Viva também será testado em outras três cidades alagoanas: Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. A meta do governo federal é, a partir da experiência inicial, estender a iniciativa para os 132 municípios mais violentos do país.

"O Juventude Viva representa um plano de enfrentamento à mortalidade da juventude negra. Vai começar como uma experiência em Alagoas, com os vários ministérios envolvidos desenvolvendo um conjunto de ações de inclusão e contra a cultura de violência", explicou a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, logo após participar, esta manhã, do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços. Também participou do programa o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Fonte: SEPPIR.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Inscrições para o Prêmio Orirerê


Continuam abertas até dia 10 de outubro as inscrições para o Prêmio Orirerê 2012 do Centro Cultural Humaitá do Paraná. A premiação é destinada a projetos de escolas e universidades, voltados para a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que determina o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na rede pública de ensino. Serão aceitas propostas metodológicas e sequências de aulas referentes aos temas Indígenas, Africanos e Afro-brasileiros, bem como propostas de ação no âmbito das relações étnico-raciais. A ideia é fomentar o diálogo e a reflexão em todas as esferas e níveis da educação, a fim de fortalecer a concretização da Lei 10.639/03, que em 2013 completa 10 anos de sanção. A edição deste ano do Orirerê contempla as categorias individual e em equipe. A premiação está prevista para 20 de novembro de 2012, Dia Nacional da Consciência Negra. O objetivo é valorizar e compartilhar saberes para a aplicação concreta das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas instituições de ensino. Visa também homenagear professores, equipes e instituições com projetos já desenvolvidos no Paraná com foco na promoção do amplo acesso aos conhecimentos produzidos na área. Projetos que incentivem a aplicação da Lei Federal nº 10.639 podem ser inscritos até dia 10/10 através do site http://informativohumaita.wordpress.com/. Edital e o Formulário de Inscrições, através do endereço: http://informativohumaita.wordpress.com/ Fonte: SEPPIR.

REALIZAÇÃO E APOIO

REALIZAÇÃO E APOIO