quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Semana da Visibilidade Lésbica





O Município de Jaboatão dos Gurarapes irá promover no próximo sábado (01/09), das 13h às 17h - no Centro da Juventude de Cajueiro Seco - a tarde comemorativa à Visibilidade Lésbica de Jaboatão.
Uma ação conjunta da Prefeitura de Jaboatão, com o Governo do Estado e o Fórum LGBT do município, que irá dar visibilidade a um segmento o qual é vitimizado e tende a ser pouco discutido.
Além da violência de gênero, as lésbicas sofrem também, por gostarem e se relacionarem com outras mulheres.
A tarde será colorida, dançante e com diversas atividades e terá como objetivos principais a promoção do respeito e o diálogo entre a sociedade e o movimento lésbico.
Contamos com a presença de TODOS E TODAS!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

III AFROART



O que é o AFROART?
            
É um evento que acontece anualmente nas sete Regionais do Município do Jaboatão dos Guararapes, em datas distintas, promovendo o encontro de Escolas Municipais que apresentam trabalhos realizados em sala de aula fundamentos na Lei Federal 10.639/03 alterada pela Lei 11.645/08, nesses encontros acontecem exposições visuais e/ou artísticas, onde os alunos, apoiados por seus professores, trabalham pautados na Lei étnica as contribuições das Culturas Africanas no dia a dia dos brasileiros não só com o foco culinário ou artístico, mas em todo um universo de heranças atribuídas aos antepassados africanos, influências que vão além da religiosidade e suas variantes e perpassam campos da tecnologia, da medicina e da matemática, mostrando como os africanos contribuíram e contribuem para a formação desses conhecimentos, desmistificando aquela velha opinião formada na sociedade, que da África herdamos apenas boas comidas, danças e religiões.

O evento acontecerá entre os dias 31/08 e 17/10, nas sete regionais.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Semana do Patrimônio de Jaboatão dos Guararapes



Em mais uma edição da Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes programou uma semana recheada de atividades para comemorar a V edição do evento, que é promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
De acordo com Idalice Laurentino, que é coordenadora de Patrimônio Histórico de Jaboatão dos Guararapes, este é o segundo ano que o município participa do evento. “Não poderíamos deixar Jaboatão fora dessas atividades, afinal temos um potencial histórico-cultural e turístico que deve ser explorado, e esse tipo de programação é muito importante porque ajuda a divulgar nosso patrimônio. Além disso, temos um contexto histórico que encanta a todos nós”.
A abertura foi na segunda-feira (13/08), com a oficina Conhecendo Jaboatão “Ame e Preserve o seu Patrimônio Cultural”, para os professores da rede pública de ensino do Jaboatão dos Guararapes. O evento aconteceu na Casa da Cultura de Jaboatão dos Guararapes, que fica em Jaboatão Centro.

No segundo dia, terça-feira (14/08), foi realizado dois eventos, um pela parte da manhã também na Casa da Cultura que foi a exibição do filme, documentário, “Nascidos em Bordéis”, e um documentário de  Zana Briski, para os alunos da rede pública de ensino do município do Jaboatão. E na tarde, aconteceu um encontro interativo com a comunidade de Muribeca dos Guararapes, sobre educação patrimonial.
Já na quarta-feira (15/08),o evento foi “Visitando, conhecendo e fotografando a Minha Cidade”, com alunos das escolas públicas de Jaboatão dos Guararapes. O passeio aconteceu na Casa da Cultura de Jaboatão as 09h.
E para finalizar a V Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco, nos dias 16 e 17/08 aconteceram apresentações culturais de grupos/escolas da rede municipal do Jaboatão. Foi uma semana importante para a cidade, pois, temos pontos turísticos belíssimos que a população não valoriza, e com um evento desse porte podemos divulgar, e mostrar o valor do patrimônio de Jaboatão.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

27 de Agosto - Dia do(a) Psicologo(a)!.


Dia Internacional da Igualdade Feminina




Ontem, dia 26-08, foi comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Temos orgulho em reverenciar a mulher não apenas no aspecto físico e intelectual, mas por apresentar avanços construtivos e sólidos adquiridos pela capacidade mutua de crescimento nas áreas empresarial, política, entre outros, superando todos os obstáculos impostos por uma sociedade patriarcal.
No Brasil houve avanços notórios no rumo da igualdade no plano legal, como os preceitos constitucionais que conferem igualdade jurídica à mulher, a criação de Delegacias Especiais de proteção à Mulher e o advento da lei Maria da Penha, as quais impactaram na redução da violência doméstica. Outro bom sinal de evolução é o sensível aumento da participação de mulher nos altos postos do governo, culminando com a escolha democrática popular de uma mulher para a presidência do país, mas ainda há muito para lutar e conquistar no que diz respeito à igualdade feminina no país.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Conselho Nacional de Política Cultural


A partir desta quarta-feira (22), até o dia 26 de agosto, o Ministério da Cultura reabre o prazo para inscrições no processo eleitoral visando à escolha dos representantes da sociedade civil no plenário e nos colegiados setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O novo período também servirá para a conclusão dos cadastros de eleitores e candidatos já inscritos. A portaria do MinC n° 116 (Seção 1, pág. 16) foi publicada no último dia 17, no Diário Oficial da União.

“Aqueles que ficaram impossibilitados de se inscrever seja como eleitor, seja como candidato, e também os já inscritos que tenham feito cadastro incompleto, ou aqueles que precisarem acrescentar dados, anexar documentos ou que ficaram impossibilitados de fazer isso no dia 8, terão agora um prazo de cinco dias para validar a sua inscrição”, explicou João Roberto Peixe, secretário de Articulação Institucional do MinC.

Com a reabertura das inscrições, foram alterados, também, os artigos referentes ao calendário do processo eleitoral. Os fóruns estaduais setoriais para a eleição dos delegados aos fóruns nacionais setoriais serão realizados de 18 a 23 de outubro, com votação durante esses dias na plataforma virtual do processo eleitoral do CNPC, disponibilizada pelo MinC.

A comissão organizadora nacional poderá autorizar a realização de fóruns presenciais, mas a votação será eletrônica para permitir que todos os eleitores que tenham suas inscrições validadas possam exercer o seu direito de voto.

Uma vez eleitos, os delegados estaduais setoriais se reunirão nos fóruns nacionais setoriais, que serão realizados entre 22 e 23 de novembro, para debater as políticas setoriais e eleger os candidatos aos colegiados setoriais do CNPC.

Documentação necessária
Para participar como eleitores, os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos, preencher o formulário de cadastramento, comprovar a atuação de três anos no setor em que desejam participar e apresentar cópia digitalizada dos documentos pessoais e do currículo profissional.
Para o cadastramento como candidato será necessária, também, a apresentação de carta de apoio subscrita por entidade com atuação na área em que concorre ou pelo menos três eleitores da mesma área.

Para mais informações, clique aqui.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Seminário Internacional “Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão de sítios históricos ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”.




Começou nesta segunda-feira (20), às 8h30, no Museu Nacional da República, em Brasília, o Seminário internacional “Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”.
Quem não pode comparecer ao evento, acompanhou em tempo real todas as palestras e debates do dia pelo hotsite oficial do evento no endereço www.palmares.gov.br/rotadoescravo.

Estiveram presentes as autoridades políticas: Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moisés, Secretária da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal, Josefina Serra dos Santos e do Secretário Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Embaixador Robby Ramlakhan.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Inscrições abertas para o seminário: Fortalecer e empoderar para além das teorias. O privado também é político!



Em comemoração a V Semana da Visibilidade Lésbica, iremos realizar o seminário: Fortalecer e empoderar para além das teorias. O privado também é político! A ser realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2012 a partir das 08h no Hotel Jangadeiro.
 

O intuito do seminário é fortalecer as lésbicas e mulheres bissexuais, que ainda não estão diretamente inclusas no movimento social, fortalecendo assim, o sujeito político e pessoal.

Os eixos do seminário serão:
  • História do Movimento das Mulheres Lésbicas;
  • Feminismos/gênero;
  • Saúde das mulheres lésbicas e bissexuais;
  • Violência e Direitos Humanos;
  • Lesbianidade e Negritude;
  • Espaços políticos, articulações e sujeitos políticos;
  • Visibilidade Lésbica.
Prazo de envio: 15/08 até às 12h
Confirmação da participação: 15/08 até às 22h.
  
Solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: proequidadejaboatao@gmail.com
Enviar ficha por e-mail para: coletivolespe@gmail.com


Vagas limitadas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

12 de Agosto - Dia Mundial de Luta das Mulheres contra a ALCA



 
No dia 12 de agosto de 1983 foi assassinada Margarida Maria Alves, trabalhadora rural e líder sindical na Paraíba. No dia 12 de agosto de 2003 deve acontecer a segunda Marcha das Margaridas, organizada pelas sindicalistas rurais. Aproveitando a ocorrência de fatos importantes nos 12 de agosto foi escolhida esta data para denunciar a nova estratégia de dominação imperialista dos Estados Unidos.
Uma reunião preparatória foi realizada no dia 21, e contou com a participação de algumas jovens do Centro de Mídia Independente e da ATTAC. A primeira idéia que surgiu foi fazer algo como uma feira, na Praça da República, com barracas que trabalhem o que é a ALCA e os impactos na vida das mulheres. Será dado destaque ao ambiente da ALCA que já estamos vivendo, com destaque para o tratamento do corpo das mulheres como mercadoria. Serão produzidos painéis com fotos e informações curtas, reprodução de pequenas mensagens gravadas e também gravar depoimentos das pessoas na Praça.
Alguns personagens, que estão todos os dias nas ruas, como o homem com a placa de compra-se ouro, o vendedor que estende uma lona com ervas medicinais, a estátua viva, o vendedor de passe, a cartomante, a cigana que lê a mão, serão interpretados refazendo as mensagens com denúncias contra a ALCA.
Os aspectos que têm sido trabalhados nas oficinas relacionando a ALCA à vida das mulheres são os seguintes:
  • As mulheres no mundo do trabalho: o desemprego é alto. Ainda que novas oportunidades de trabalho sejam abertas para as mulheres, a maioria é sem registro, com jornadas extensas e baixos salários. É o modelo das maquiladoras mexicanas que se espalha pelo Continente. Os direitos são nivelados por baixo e a licença maternidade de quatro meses sem prejuízo de salário encontra-se ameaçada.
  • Serviços como saúde e educação são privatizados e oferecidos às transnacionais. As mulheres perdem como trabalhadoras e usuárias destes sistemas. Os governos mobilizam o trabalho das mulheres na família ou no voluntariado para realizar os serviços que não dão lucro ao mercado. Na Bolívia, onde a água foi privatizada, seu preço aumentou quatro vezes tornando mais penoso o trabalho doméstico.
  • O patenteamento de plantas medicinais e seus processos de beneficiamento, e de formas de artesanato, obrigará as mulheres que produzem, coletam, ministram plantas medicinais e as artesãs a pagarem taxas ou serem consideradas ilegais.
  • A busca desenfreada por divisas - dólares - para pagar a dívida externa ou importar produtos estimula o turismo sexual e o tráfico de mulheres. O Brasil já é hoje um dos países que mais recebe turistas em busca de prostituição, muitas vezes infantil. O corpo das mulheres é oferecido como um atrativo aos executivos de grandes empresas - os chamados investidores.



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Abertas as inscrições para o I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social em Pernambuco.




O Conselho Estadual de Saúdede Pernambuco (CES/PE) promoverá de 24 a 26 de agosto, no Orange Praia Hotel, em Itamaracá, Litoral Norte de Pernambuco, o I Seminário Estadual de Saúde da População LGBT no Controle Social, com o tema: "Saúde Integral da População LGBT".


 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do
seguinte endereço: http://www.conselhoestadualdesaude.blogspot.com.br/p/inscricoes-eventos.html

terça-feira, 7 de agosto de 2012

7 de Agosto de 2012 - 6º Ano da Lei Maria da Penha




7 de agosto de 2006. Nesta data, o então presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva sancionava, em Brasília, a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, iniciando uma contagem regressiva para a criação de mecanismos que visam coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Passaram-se 45 dias para que a lei entrasse em vigor em todo o País, tendo como destaques inovações como a recomendação aos tribunais de Justiça da instalação de varas especializadas na repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher, a permissão para que os atos processuais pudessem ser realizados em horário noturno e vedação a aplicação de penas de cestas básicas, bem como substituição que implique no pagamento isolado de multa.
Nesta terça-feira serão celebrados os seis anos da sanção da Lei Maria da Penha. A Lei Maria da Penha conseguiu avanços como a definição de violência doméstica incluir, além das agressões físicas e sexuais, também as psicológicas, morais e patrimoniais. Em fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF), definiu que a denúncia não precisava mais ser feita diretamente pela mulher para obter resultados na aplicação da lei. O avanço mais recente é que a partir desta terça-feira (7), o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) passará a cobrar dos agressores o ressarcimento de despesas com benefícios pagos às vítimas de violência doméstica. Chamada de ação regressiva, a mudança pretende diminuir os casos de agressão atingindo diretamente quem comete esse crime. Apesar dos avanços para a efetivação da mesma, as dificuldades ainda são notáveis.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cursos de Qualificação Profissional do PLANTEQ




A Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, divulga cursos de qualificação profissional do PLANTEQ, na áreas de:
  • Artesanato em Geral;
  • Economia Solidária - Desenvolvimento, Gestão e Comercialização;
  • Eletricista de Autos/Injeção Eletrônica;
  • Eletricista Instalador Predial;
  • Fabricação de doces e salgados (Pasteleiro/Confeiteiro);
  • Gestão de Cooperativismo;
  • Horta Orgânica;
  • Jardineiro;
  • Vendas.
  • Quantitativo de vagas: Aproximadamente 25 vagas (por curso).
  • Duração do curso: 50 dias úteis de aula (2ª a 6ª feira - 4 horas diárias).
  • Data de Início: 27-08-2012.
  • Data de Término: 09-11-2012.
Munido dos seguintes documentos:
  • Cópia de RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carteira Profissional.
Requisitos: 

Tem que estar cadastrados na Agência do Trabalhador; 
Estar acima de 18 anos;
Escolaridade: Alfabetizado (saber ler, escrever e interpretar);

Observação: Os alunos receberão gratuitamente: lanche, material didático...

As Inscrições terão início no dia: 09-08-2012 (quinta-feira) na Agência do Trabalhador do Jaboatão dos Guararapes (centro), com excessão do curso de Artesanato em geral que será no Lar de Cáritas.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

UNICEF abre Programa de Estágio Afirmativo nas agências do Sistema ONU, destinado a estudantes cotistas das universidades brasileiras.


 
 
 
O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, está com processo licitatório aberto para contratação de consultoria para implementação de um Programa de Estágio Afirmativo nas agências do Sistema ONU, destinado a estudantes universitários negros e indígenas, cotistas das universidades brasileiras.
 
Este processo de seleção consiste na avaliação de capacidade técnica, na qualidade da proposta de trabalho e no orçamento apresentado pelos interessados. Será selecionada a proposta que melhor atender às necessidades do projeto em questão.
 
Agradecemos se puderem divulgar esta oportunidade entre os seus contatos.
 
O prazo máximo para o envio das propostas é 18h do dia 12 de agosto de 2012, domingo.
 
Os detalhes encontram-se no edital: www.unifem.org.br/sites/700/710/00002235.pdf.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Abertas as Inscrições para o Seminário de Gênero e Agroecologia na UFRPE.



A Universidade Federal Rural de Pernambuco está realizando através do Núcleo de Agroecologia e Campesinato – NAC, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher – NUPEM e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido - NEPPAS, o SEMINÁRIO GÊNERO E AGROECOLOGIA diálogos entre a Universidade e as experiências das mulheres agricultoras. O seminário tem como objetivos: promover o diálogo em torno das questões de gênero e agroecologia, entre a universidade, as mulheres agricultoras e pescadoras e os movimentos sociais; integrar os diferentes Núcleos da UFRPE que estudam e pesquisam sobre as questões de gênero, campesinato e agroecologia; bem como contribuir para a construção do conhecimento agroecológico e a  formação sobre gênero e agroecologia. No seminário serão realizadas mesas redondas, debates, apresentação de trabalhos e apresentações de experiências de agricultoras de diferentes regiões de Pernambuco. O seminário acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto de 2012, na Sala de Seminários do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (CEGOE/UFRPE).

As inscrições para apresentação de trabalho/pôster poderão ser realizadas até o dia 10 de agosto, na sala do NAC/UFRPE (Departamento de Educação, Bloco A, Sala 2A, térreo) ou através do email nacufrpe@gmail.com.

A ficha de inscrições e normas para inscrição de trabalhos podem ser solicitadas pelo e-mail: pro.equidadejaboatao@gmail.com.

Outras informações em (81) 3320-6591 ou e-mail nacufrpe@gmail.com.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Inscrições abertas para o curso à distância "Políticas Públicas de Cuidado" - CEPAL.




A Divisão de Assuntos de Gênero e o Instituto Latino-americano e do Caribe de Desenvolvimento Econômico e Social da CEPAL, sob os auspícios da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), convida interessados em participar do curso on-line "Políticas Públicas de Cuidado". As inscrições se encerram na sexta-feira, dia 10 de agosto de 2012, às 14 horas.

O curso é voltado principalmente para funcionários de mecanismos nacionais para o avanço das mulheres e outros organismos de Estado, como Ministérios de Desenvolvimento Social e do Trabalho, bem como profissionais de setores não-governamentais e de universidades que cumpram funções relacionadas com o tema do curso. Este curso online ocorrerá de 1 de outubro a 23 de novembro de 2012.

Objetivos do Curso: Conhecer as políticas públicas relacionadas ao cuidado como instrumentos para a igualdade de gênero e a valorização do trabalho não-remunerado, assim como suas implicações para o desenvolvimento de uma abordagem de co-responsabilidade social.

Ao final do curso, os alunos serão capazes de:

1. Compreender e analisar políticas públicas relacionadas aos cuidados na América Latina e no Caribe a partir da perspectiva dos direitos humanos e seu impacto no desenvolvimento.
2. Compreender o significado da categoria de cuidado na análise das desigualdades sociais e de gênero.
3. Reconhecer e identificar os principais instrumentos de política e suas implicações para a igualdade de gênero (orçamento, sistema de planejamento).
4. Analisar criticamente estudos de caso de políticas de cuidado.
5. Identificar e utilizar indicadores relevantes para o monitoramento e análises de gênero das políticas de cuidado.

Para obter informações sobre prazo de inscrição, requisitos e taxa de matrícula, acesse o informativo do curso "Políticas Públicas de Cuidado". (em espanhol)
Mais informações também no site da CEPAL (em espanhol)

Fonte: Observatorio de Género y Equidad - Chile

REALIZAÇÃO E APOIO

REALIZAÇÃO E APOIO